1º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (09/05/2014)
No dia 09 de maio de 2014 foi realizado o primeiro encontro na escola Iria Zandomenêgo de Lucca, do Bairro Naspolini. Primeiramente a professora Claudete apresentou o ambiente escolar (funcionários, professoras, turmas, direção e a estrutura escolar), relatou sobre a história do nome da escola e como a mesma está organizada (ensino, metodologia, planejamento, avaliação), foi discutido o projeto e o diagnóstico de aprendizagem das crianças. Para finalizar o encontro foi feito um plano de aula que seria aplicado com as crianças no próximo encontro. Neste dia foi organizado um planejamento de atividades para recebermos as crianças na semana seguinte:
PLANEJAMENTO DE
ATIVIDADES
16/05/2014
1. Recepção às crianças
a) Apresentação da professora e bolsistas através do texto “Em busca de
novas amizades”. (Claudete)
b) Apresentação das crianças através da técnica do rolo de lã. (Aline)
2. Contação da história “ O menino que aprendeu a ver”. ( Adriana)
- Questões de interpretação e relação com o Projeto ( Claudete)
3. Entrega dos cadernos e crachás
( todas as bolsistas).
- Escrita dos nomes nos crachás e
nos cadernos.
- Entrega do marca página.
4. Atividade de escrita no caderno para diagnosticar o processo de
escrita das crianças. (Claudete)
5. Atividade de leitura
a) Cada criança escolhe um livro de história. Acompanhado pela bolsista,
escolhe um espaço no pátio da escola, onde será diagnosticado como está à
leitura da criança. (Fazer anotações).
b) Ler a história para a criança. Investigar se a criança compreendeu a
história lida.
c) Volta para a sala: a criança reconta a história para os colegas ( com
intervenções da bolsista, se necessário).
2º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (16/05/2014)
No dia 16 de maio, foi nosso segundo dia na escola “Iria Zandomenêgo De Luca”, e o primeiro com as crianças. Para apresentação a professora Claudete contou a história “As amigas”, para mediar nossa apresentação que aconteceu em seguida. Para apresentação das crianças foi feito a dinâmica da lã, com o intuito de conhecê-las melhor. Na sala de informática, a acadêmica Adriana contou a história “O menino que aprendeu a ver”. Voltamos à sala de aula onde foi feita uma breve explanação sobre a história; logo após foram produzidos os crachás de identificação, e foi entregue os cadernos onde serão realizadas as atividades. A professora Claudete por fim aplicou com as crianças um ditado, para identificar as dificuldades individuais de cada um, essa análise irá orientar o fazer pedagógico.
Neste dia foi dado continuidade do planejamento. Primeiramente a bolsista Vanila coordenou a dinâmica "O castelo tem várias portas", (gato, festa, bailarina, sapo, passarinhos, leão, circo,) e assim todos deveriam imitar o que estava por trás da porta. após a dinâmica foi realizado uma roda de conversa com o intuito de pensar qual o quarto que mais gostou? Com essa atividade percebemos a oralidade de cada criança, visto que as mesmas deveriam expor suas ideias, seus pensamentos. Dando continuidade ao planejamento as crianças escolheram um livro de cada, e cada uma saiu da sala acompanhada de uma bolsista para realizar a leitura do mesmo em outro ambiente.
ATIVIDADE DE LEITURA:
Ler o livro para a amiga bolsista: (imagens, letras, palavras, frases, textos), cada criança fez a sua leitura de acordo com o nível de alfabetização/letramento;
Nós bolsistas lemos a história para as crianças, e essas por sua vez deveriam contar a história para os demais colegas na sala.
Depois de todos apresentarem as histórias, foi realizado uma atividade de escrita, cada criança ainda com seu livro deveriam transcrever palavras da história que tivesse (4 letras, 5 letras, 6 letras, 7 ou + letras).
4º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (30/05/2014)
Começamos o encontro com uma acolhida para as crianças. A professora Claudete ficou no centro da sala e pediu para organizar uma roda ao entorno dela, e depois pediu para que todos se abraçassem, de modo que o círculo ficasse bem fechadinho. Posteriormente envolveu todos no alongamento com o intuito de exercitar corpo/respiração/concentração/imaginação. De acordo com as atividades realizadas nos encontros anteriores foi possível perceber os níveis de alfabetização/letramento de cada criança. e por esta razão a turma foi dividida em três grupos:
1º GRUPO: Formação de palavras simples;
2º GRUPO: Formação e leitura de palavras e frases complexas;
3º GRUPO: Formação de palavras complexas e frases, e leitura de pequenos textos.
Sendo assim de acordo com cada grupo, a professora Claudete disponibilizou diferentes atividades com o intuito de contemplar a todos no processo de ensino-aprendizagem.
Para finalizar o encontro foi vendado os olhos das bolsistas, e cada uma saiu da sala para um passeio pela escola na companhia de uma criança.
5º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (06/06/2014)
Este encontro teve dois momentos: Hora da leitura e Atividade de escrita. Primeiramente cada criança escolheu um livro que foi disponibilizado pela professora Claudete, e assim fazer a leitura dos mesmos. Depois escolheram a parte que mais gostaram e leram para as amigas bolsistas, posteriormente transcreveram a parte escolhida para o caderno.
Foi disponibilizado uma atividade "caça-palavras" com (lh) e para finalizar o encontro a professora escreveu duas palavras no caderno de cada aluno para que os mesmos formassem frases. O objetivo da atividade era identificar as dificuldades de leitura e interpretação dos alunos. Por fim foi entregue atividades para trabalhar com a sílaba complexa (lh).
6º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (13/06/2014)
Ao chegar na sala cada criança pegou o seu caderno, e aguardou até que os grupos fossem organizados. neste encontro foi disponibilizado para as crianças algumas atividades de escrita de acordo com as necessidades dos grupos:
Atividade cruza-palavra do "R" (encaixe o nome dos desenhos na cruzadinha abaixo e descubra a palavra-chave);
Atividade encontro consonantais do "R" (as palavras do quadro estão misturadas. leia-as e, depois, escreva-as nas colunas certas;
Texto "Quem mora - Maria Mazetti " (reescreva o texto, substituindo os desenhos por palavras);
Texto "O susto" (leitura e interpretação do texto)
Para finalizar o encontro as crianças escolheram um livro de cada para fazer a leitura para as bolsistas.
7º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (27/06/2014)
A professora Claudete iniciou o encontro com uma roda de conversa, fazendo alguns questionamentos tal como: a idade da mãe, o dia está chuvoso - o que é bom fazer quando está chovendo. Em seguida entregamos os cadernos para as crianças e foi disponibilizado atividades (escrita, leitura) diferenciadas para cada grupo de acordo com as suas necessidades. após o intervalo a bolsista Dorilda aplicou uma atividade de movimento e corporeidade. Primeiramente a bolsista explicou como ocorreria a atividade, sendo que as crianças teriam que pintar com a boca. Mas como seria? Colocamos um fundo musical suave (MOZART), pedimos para que cada um se concentrasse, fechassem os olhos e visualizassem o que gostariam de pintar, assim cada um pintou com a boca a imagem que visualizou. as crianças perceberam que todas as pessoas são capazes de fazer grandes obras, independente da sua condição física. e cada criança se adaptou conforme a sua necessidade para não somente iniciar a atividade, mas também para termina-la. A professora Claudete também participou da atividade com muito entusiasmo.
Iniciamos o encontro com a retomada dos desenhos feitos na atividade de movimento realizado no encontro passado. Com os desenhos em mãos as crianças foram relembrando os passos da atividade:
1- fundo musical;
2- fechar os olhos, pensar o que gostaria de desenhar;
3- segurar o pincel com a boca e representar na folha o que imaginou;
Em seguida a professora Claudete fez algumas perguntas para as crianças tal como:
* como foi pintar com a boca?
* foi difícil?
* o que você imaginou, conseguiu colocar no papel?
Após a socialização e debate, explicou para as crianças que cada um iria dar um depoimento sobre o seu desenho, para falar como se sentiram ao pintar com a boca. Explicou também que este depoimento seria filmado. Deste modo as crianças deram o seu depoimento e em seguida a coordenadora da atividade Dorilda e a professora Claudete também relataram como foi desenvolver a atividade, e participar da mesma. Depois do intervalo foi dividido os grupos e disponibilizado algumas atividades de escrita, de acordo com as necessidade de cada grupo.
9º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (11/07/2014)
10º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (08/08/2014)
11º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (15/082014)
12º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (22/08/14)
13º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (29/08/2014)
Nos reunimos junto a professora Claudete para organizar os slides do workshop que será realizado no dia 29/11 (sábado) no bloco da Pedagogia-UNESC. Este evento tem como objetivo socializar as atividades que foram desenvolvidas durante este ano no PIBID.
3º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (23/05/2014)
ATIVIDADE DE LEITURA:
Ler o livro para a amiga bolsista: (imagens, letras, palavras, frases, textos), cada criança fez a sua leitura de acordo com o nível de alfabetização/letramento;
Nós bolsistas lemos a história para as crianças, e essas por sua vez deveriam contar a história para os demais colegas na sala.
Depois de todos apresentarem as histórias, foi realizado uma atividade de escrita, cada criança ainda com seu livro deveriam transcrever palavras da história que tivesse (4 letras, 5 letras, 6 letras, 7 ou + letras).
4º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (30/05/2014)
1º GRUPO: Formação de palavras simples;
2º GRUPO: Formação e leitura de palavras e frases complexas;
3º GRUPO: Formação de palavras complexas e frases, e leitura de pequenos textos.
Sendo assim de acordo com cada grupo, a professora Claudete disponibilizou diferentes atividades com o intuito de contemplar a todos no processo de ensino-aprendizagem.
Para finalizar o encontro foi vendado os olhos das bolsistas, e cada uma saiu da sala para um passeio pela escola na companhia de uma criança.
5º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (06/06/2014)
Este encontro teve dois momentos: Hora da leitura e Atividade de escrita. Primeiramente cada criança escolheu um livro que foi disponibilizado pela professora Claudete, e assim fazer a leitura dos mesmos. Depois escolheram a parte que mais gostaram e leram para as amigas bolsistas, posteriormente transcreveram a parte escolhida para o caderno.
Foi disponibilizado uma atividade "caça-palavras" com (lh) e para finalizar o encontro a professora escreveu duas palavras no caderno de cada aluno para que os mesmos formassem frases. O objetivo da atividade era identificar as dificuldades de leitura e interpretação dos alunos. Por fim foi entregue atividades para trabalhar com a sílaba complexa (lh).
6º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (13/06/2014)
Ao chegar na sala cada criança pegou o seu caderno, e aguardou até que os grupos fossem organizados. neste encontro foi disponibilizado para as crianças algumas atividades de escrita de acordo com as necessidades dos grupos:
Atividade cruza-palavra do "R" (encaixe o nome dos desenhos na cruzadinha abaixo e descubra a palavra-chave);
Atividade encontro consonantais do "R" (as palavras do quadro estão misturadas. leia-as e, depois, escreva-as nas colunas certas;
Texto "Quem mora - Maria Mazetti " (reescreva o texto, substituindo os desenhos por palavras);
Texto "O susto" (leitura e interpretação do texto)
Para finalizar o encontro as crianças escolheram um livro de cada para fazer a leitura para as bolsistas.
7º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (27/06/2014)
A professora Claudete iniciou o encontro com uma roda de conversa, fazendo alguns questionamentos tal como: a idade da mãe, o dia está chuvoso - o que é bom fazer quando está chovendo. Em seguida entregamos os cadernos para as crianças e foi disponibilizado atividades (escrita, leitura) diferenciadas para cada grupo de acordo com as suas necessidades. após o intervalo a bolsista Dorilda aplicou uma atividade de movimento e corporeidade. Primeiramente a bolsista explicou como ocorreria a atividade, sendo que as crianças teriam que pintar com a boca. Mas como seria? Colocamos um fundo musical suave (MOZART), pedimos para que cada um se concentrasse, fechassem os olhos e visualizassem o que gostariam de pintar, assim cada um pintou com a boca a imagem que visualizou. as crianças perceberam que todas as pessoas são capazes de fazer grandes obras, independente da sua condição física. e cada criança se adaptou conforme a sua necessidade para não somente iniciar a atividade, mas também para termina-la. A professora Claudete também participou da atividade com muito entusiasmo.
8º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (04/07/2014)
1- fundo musical;
2- fechar os olhos, pensar o que gostaria de desenhar;
3- segurar o pincel com a boca e representar na folha o que imaginou;
Em seguida a professora Claudete fez algumas perguntas para as crianças tal como:
* como foi pintar com a boca?
* foi difícil?
* o que você imaginou, conseguiu colocar no papel?
Após a socialização e debate, explicou para as crianças que cada um iria dar um depoimento sobre o seu desenho, para falar como se sentiram ao pintar com a boca. Explicou também que este depoimento seria filmado. Deste modo as crianças deram o seu depoimento e em seguida a coordenadora da atividade Dorilda e a professora Claudete também relataram como foi desenvolver a atividade, e participar da mesma. Depois do intervalo foi dividido os grupos e disponibilizado algumas atividades de escrita, de acordo com as necessidade de cada grupo.
9º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (11/07/2014)
Contação
de História: Regra de Ouro
No 9º
encontro na escola ÍriaZandomênego, as bolsistas prepararam uma contação de
história a pedido da professora Claudete. Prepararam o cenário para a contação
da história “Regra de Ouro” da autora Ruth Marschalek para a turma do projeto
Alfabetização e Letramento. Os personagens foram divididos entre as bolsistas,
que apresentaram a história com fantoches. A regra de ouro da história era “
NÃO FAÇA PARA OS OUTROS O QUE NÃO QUER QUE FAÇAM COM VOCÊ”. Esta frase estava
na pulseira que o personagem Rick (filho) ganhou de presente da mãe. As
bolsistas produziram pulseiras para os alunos, e no fim da contação da história,
cada criança recebeu dos fantoches uma pulseira com a seguinte regra de ouro:
TODOS SOMOS CAPAZES DE APRENDER. Os alunos assistiram a apresentação de
fantoches com atenção e concentração. Todos gostaram da história. Num diálogo
com a professora Claudete relataram o que mais gostaram e representaram em um
desenho. Também foram gravados alguns relatos dos alunos, em que esses diziam
com suas palavras o que aprenderam com história.
Nos reunimos na escola para o planejar o cronograma do 2º semestre. Os encontros de planejamento nos possibilita relacionar teoria e prática vivenciada no nosso dia-a-dia acadêmico.
No dia 15 de agosto foi realizado o primeiro encontro do 2º semestre com os alunos, neste dia realizamos a dinâmica "CASTELOS DOS QUARTOS", A mesma foi direcionada como boas vindas aos alunos.
12º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (22/08/14)
Contação da fábula "a cigarra e a formiga"
Neste dia as bolsistas Lucimara
e Raquel preparam uma contação da fábula
“A Cigarra e a Formiga”. Em seguida foi feito uma sequência
de atividades que conteplaram a oralidade, leitura, escrita e interpretação.
13º ENCONTRO NA ESCOLA IRIA ZANDOMENÊGO (29/08/2014)
CANTIGA
DE RODA
“SEU
LOBO”
A atividade começou com a apresentação dos personagens
(Chapeuzinho vermelho e do Lobo Mau) pela Professora Claudete.
A Chapeuzinho começa perguntando se as crianças conhecem os
dois personagens que estão sendo representados; as criança comentam que sim que
são personagens da história do Lobo e da Chapeuzinho Vermelho.
Em seguida questionamos se eles imaginavam qual seria a
atividade que seria feita naquele dia: será que era a história da Chapeuzinho e
do Lobo Mau? Será que teria outra história, pois na outra semana já teve uma
história da (cigarra e da formiga)?
As crianças responderam que
seria a história da chapeuzinho vermelho.
A chapeuzinho vermelho disse então que achava que não era
a historia, pois aquele lobo não tinha cara de lobo mau, ele entrou deu bom
dia, não quis pegar a chapeuzinho e nem vocês. As crianças insistiram e disseram que seria a
historia sim.
A chapeuzinho disse então que eles iriam descobrir se era
a historia ou não; colocamos o vídeo da Cantiga Seu lobo para as crianças
verem.
Após ver o vídeo as crianças comentam que não era a história
da chapeuzinho e do lobo. Perguntamos então se eles já conheciam aquele
vídeo/musica.
Foi explicado então que era uma cantiga de roda do “seu
lobo” que as cantigas de roda são conhecidas por serem pequenas e fáceis de
memorizar.
Exploramos um pouco a cantiga para saber se eles
conheciam outras e se lembravam que na semana passada teve uma cantiga. Após foi feita a interpretação da cantiga
para ensinar as crianças como seria feita a brincadeira com a cantiga. Depois
foi escolhida uma criança para ser o lobo, convidamos as crianças para brincar
na rua. No final todas as crianças ganharam uma mascara para brincar e se divertir.
Retornamos a sala de aula onde a professora Claudete
aplicou atividades referentes à Cantiga.
31 de Outubro de 2014
No dia 31 de outubro foi realizado na escola as apresentações previstas para o encerramento do PIBID com os alunos, momento este muito importante para nos bolsistas, pois pensamos em cada detalhe de cada apresentação.
neste dia foi convidado todos os alunos e todos os funcionários da escola para participarem deste evento.
Esteve presente a nossa Coordenadora
Supervisora Gislene Camargo e também a presença do Coordenador do Curso de Pedagogia-UNESC e professor Ricardo Bitencourt
21º ENCONTRO 14/11/2014
Nos reunimos junto a professora Claudete para organizar os slides do workshop que será realizado no dia 29/11 (sábado) no bloco da Pedagogia-UNESC. Este evento tem como objetivo socializar as atividades que foram desenvolvidas durante este ano no PIBID.
Parabéns bolsistas do grupo de Alfabetização e Letramento! O relato das atividades está muito bom e as imagens retratam como foi prazeroso o trabalho realizado!
ResponderExcluir