segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sequencia Didática - bolsistas: Giovana Pagani Daleffe, Karen Bittercourt, Keli Cristina, Isadora Vieira e Renata Geremias da Silva

Seqüência Didática
1ª Etapa:
a) Pesquisa com os professores e funcionários da escola.
A turma foi dividida em pequenos grupos, fará um passeio pela escola, entrevistando os funcionários nos diversos espaços da escola.
Exemplos de Questionamentos:
1- Como surgiu a escrita?
2- Como você aprendeu a ler e escrever?
b) Relatar através de desenhos, a experiência obtida com a pesquisa e socializar com os colegas.

2ª Etapa:
a) Livro “A história da Escrita”.
Apresentar a história através de um livro confeccionado com E.V.A colorido, contando por etapas, a história da escrita.
b) Visitar a caverna das letras, montada num canto da sala com algumas gravuras (pictogramas) na parte interna.
Representar com desenhos na lixa d'água com giz de cera, o que viram e compreenderam com a história da escrita.

3ª Etapa:
a) Roda de conversa.
Discutir como é a escrita hoje, apresentando as letras por meio do dado das letras.
b) Construção de uma história coletiva criada pelas crianças. Para tanto, será utilizada uma caixa surpresa com diversos elementos para auxiliar na construção da história.

4ª Etapa:
a) Brincando com o “Jogo da memória das letras”.
Cada letra será escrita nas diferentes formas (script e cursiva, maiúscula e minúscula), contendo um desenho que comece com a letra correspondente.
b) “Bingo das letras”.

5ª Etapa: História “A arca de Noé”, de Ruth Rocha.

A partir da história, serão escolhidas determinadas palavras, como por exemplo: girafa, leão, etc. Na qual, as crianças terão que completá-las com as letras que faltam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário