Seqüência
Didática
1ª
Etapa:
a) Pesquisa
com os professores e funcionários da escola.
A turma foi dividida em
pequenos grupos, fará um passeio pela escola, entrevistando os funcionários nos
diversos espaços da escola.
Exemplos
de Questionamentos:
1- Como
surgiu a escrita?
2- Como
você aprendeu a ler e escrever?
b) Relatar
através de desenhos, a experiência obtida com a pesquisa e socializar com os
colegas.
2ª
Etapa:
a) Livro
“A história da Escrita”.
Apresentar a história
através de um livro confeccionado com E.V.A colorido, contando por etapas, a
história da escrita.
b) Visitar
a caverna das letras, montada num canto da sala com algumas gravuras
(pictogramas) na parte interna.
Representar com desenhos na
lixa d'água com giz de cera, o que viram e compreenderam com a história da
escrita.
3ª
Etapa:
a) Roda
de conversa.
Discutir como é a escrita
hoje, apresentando as letras por meio do dado das letras.
b) Construção
de uma história coletiva criada pelas crianças. Para tanto, será utilizada uma
caixa surpresa com diversos elementos para auxiliar na construção da história.
4ª
Etapa:
a) Brincando
com o “Jogo da memória das letras”.
Cada letra será escrita nas
diferentes formas (script e cursiva, maiúscula e minúscula), contendo um
desenho que comece com a letra correspondente.
b) “Bingo
das letras”.
5ª
Etapa: História “A arca de Noé”, de Ruth Rocha.
A partir da história, serão
escolhidas determinadas palavras, como por exemplo: girafa, leão, etc. Na qual,
as crianças terão que completá-las com as letras que faltam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário