domingo, 31 de agosto de 2014

PIBID: Registro geral do primeiro semestre de 2014

Professora bolsista supervisora: Angelita Cardoso Florentino

EMEIEF Paulo Petruzzellis, Bairro da Juventude


           As atividades do PIBID, na EMEIEF Paulo Petruzzellis, Bairro da Juventude iniciaram na semana do dia 12 de maio de 2014.
Num primeiro momento, as bolsistas de iniciação à docência observaram a atuação da professora, conheceram as rotinas e a forma como acontece o trabalho pedagógico.
Assim que a adaptação aconteceu, elas tiveram liberdade para auxiliar nas atividades desenvolvidas com as crianças, sob a mediação da professora bolsista de supervisão.
A contação de história faz parte da rotina diária da educação infantil. Sendo assim, ao longo dos meses de junho e julho, as bolsistas  realizaram contações de histórias para a turma, utilizando diferentes recursos atrativos. Todos os grupos desenvolveram com visível entusiasmo e dedicação este momento tão apreciado pelas crianças.
No final de junho, as professoras do EMEIEF Paulo Petruzzellis, planejam as sequências didáticas que nortearão o trabalho pedagógico no segundo semestre. Como forma de conhecimento e envolvimento no trabalho pedagógico que se desenvolveu, na escola, a professora bolsista de supervisão solicitou aos grupos que fizessem uma sequência didática, com a possibilidade de ser utilizada oportunamente. A professora bolsista de supervisão orientou cada grupo sobre a forma de proceder para o desenvolvimento do trabalho.
Os grupos entregaram as sequências didáticas, no prazo, com os respectivos temas: O jornal – A história da escrita - O lixo. Com essa experiência os grupos do PIBID da Educação Infantil tiveram a oportunidade de realizar uma sequência didática. Algumas ideias da sequência “O jornal” serão utilizadas para o trabalho do segundo semestre de 2014.
Percebe-se que a turma tem apreciado o trabalho e a presença das bolsistas de iniciação à docência, pois as crianças sempre questionam se elas virão à escola e o que contarão para eles. Todos estão super à vontade com elas e as reconhecem pelo nome.
Vale registrar que as bolsistas são organizadas,  responsáveis e interagem bem com as crianças. Todos os trabalhos solicitados a elas foram realizados no tempo combinado e de forma competente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário